Desinfecção de Ambientes

A sanitização / desinfecção de superfícies é uma das medidas adotadas no plano de contingenciamento da COVID 19.

PLANO CONTINGENCIAMENTO COVID 19:

  • Lavagem frequente mãos / uso de álcool gel 70%
  • Uso de máscaras faciais
  • Isolamento social
  • Desinfecção de superfícies

 

Sabe-se atualmente que o principal meio de transmissão do Sars-Cov-2, novo coronavírus causador da Covid 19, ocorre de pessoa a pessoa, através de gotículas respiratórias, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Essas gotículas podem atingir a boca ou o nariz de pessoas próximas ou mesmo entrar nos pulmões durante o processo de respiração.

Além da transmissão do vírus de pessoa a pessoa, é possível ocorrer a propagação por contato com superfícies ou objetos contaminados. Ou seja, uma pessoa pode se contaminar ao tocar uma superfície ou objeto que tenha o vírus e depois levar as mãos contaminadas a boca, nariz e olhos.

O novo coronavírus pode permanecer viável por horas e até dias em determinadas superfícies, dependendo do tipo de material. Portanto, a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies são medidas recomendadas para a prevenção de Covid 19 e de outras doenças respiratórias causadas por vírus, em ambientes comunitários.

Com base nas formas de propagação do vírus, são recomendadas medidas de lavagem frequente de mãos com água e sabão, uso de sanitizante para as mãos quando não existirem instalações adequadas para a lavagem de mãos, uso de máscara facial, distanciamento social e prática de desinfecção de superfícies

Para a desinfecção de superfícies devem ser utilizados saneantes desinfetantes devidamente registrados na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária / Ministério da Saúde, aplicados de acordo com as instruções dos fabricantes, . Os coronavírus são vírus envelopados com uma camada protetora de gordura. Os desinfetantes destroem essa camada de gordura e atacam facilmente os coronavírus.

Para a aplicação de desinfetantes são utilizados pulverizadores manuais ou motorizados

Ressaltamos que até a presente data, não existe desinfetante com efeito residual prolongado ou seja, nenhum produto desinfetante registrado na ANVISA permanece ativo na superfície tratada por mais de 72 horas. Os intervalos entre as aplicações de desinfetantes são sugeridos pela SAPO Saneamento Ambiental considerando a demanda do cliente, as propriedades do desinfetante selecionado e as características da área alvo tais como fluxo de pessoas e adoção de outras medidas de combate a Covid 19.

A desinfecção pode ser realizada em áreas internas e externas de condomínios residenciais e comerciais, escritórios, consultórios, escolas, lojas, hotéis e demais estabelecimentos com grande fluxo de pessoas, além de logradouros públicos.

Nosso serviços

Como podemos ajudar?